Companhia Arte em Espetáculos

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CONVERSA SOBRE VEGETARIANISMO

Restaurante Lotus


Quando os donos do Restaurante Lotus, de Barão Geraldo, me convidaram  para  que eu  falasse sobre vegetarianismo, à um grupo de pessoas eu respondi:
 “ Será um grande prazer”.
Depois pensei:
Será uma grande responsabilidade, dar uma introdução à uma palestra que  seria proferida a seguir por uma pessoa muito especial, que tem grande sabedoria e é vegetariano há muito mais tempo do que eu.
Humildemente, eu compartilhei um pouco de minha caminhada como vegetariana e sou grata pela oportunidade que os amigos dos Restaudante Lotus me proporcionaram. Transcrevo abaixo o conteúdo de minha conversa com as pessoas presentes no referido restaurante, dia 18 de novembro de 2012.

Vocês costumam frequentar o restaurante; ou vieram a convite de alguém? Costumam se alimentar só de vegetais? Já são totalmente vegetarianos ou são mais ou menos?
De qualquer forma, se vieram aqui, num domingo à tarde é por que buscam informações e respostas e isso é um sinal de que em seus corações já existe uma vontade, uma aspiração ao vegetarianismo, que ultrapassa a simples curiosidade. Existe um motivo maior que é chamado de afinidade.
Hoje muito ouvimos falar que a alimentação baseada no consumo de carne animal é prejudicial à saúde. Muitas pessoas estão com níveis elevados de colesterol e triglicérides e a recomendação dos médicos é para a ingestão de vegetais e frutas e diminuição de carnes vermelhas. Então há uma busca por uma alimentação mais saudável, mas muitos deixam as carnes vermelhas e continuam a consumir frango ou peixes, por acharem que são menos maléficas ou mais benéficas.
Isso é um começo e assim muitas pessoas  encontram no vegetarianismo a fórmula  para a saúde perfeita, mas é algo muito mais profundo. Todos nós estamos sujeitos às influências de fatores externos, quer seja pelos ambientes, problemas diversos que influenciam nosso humor, causando conflitos internos, deixando nosso coração pesado. Cada um tem seu fator interno e para conseguirmos ter um coração mais leve, o vegetarianismo é fundamental.  
Mas qual é a definição de vegetarianismo?  
É não comer carne. O vegetarianismo puro é aquele praticado pelos veganos, que não se alimentam de ovo, nem de leite e nem de seus derivados. Tem aqueles que  consumir derivados do leite e ovos. Hoje as pessoas precisam de mais energia e por isso fazem o consumo de ovos, leite e seus derivados, pois os ovos produzidos em grande escala não são galados e o consumo de leite e seus derivados são importantes fontes de lipídeos e proteínas, fundamentais para as crianças em crescimento.
A proteína é um tipo de molécula que nosso organismo não está pronto para absorver. Ela precisa ser quebrada pelos aminoácidos. O excesso desses componentes se transforma em ácido úrico. 95% são eliminados pelos rins, que são sobrecarregados.
Rins normais trabalham para eliminar 5% dos aminoácidos
Rins anormais trabalham para eliminar 2,5%.
O vegetarianismo no sentido mais amplo não engloba só alimentação
É um modo de vida, que requer uma compreensão maior, sendo que  um dos objetivos é alcançar a saúde.
O verdadeiro significado para uma pessoa vegetariana é ser alguém que demonstra por fora o que é por dentro. O ponto principal é da misericórdia pelos nossos amigos, os animais.
Tudo no Universo precisa de alimento:
No mundo, morrem por dia  milhares de crianças e o motivo principal é a fome, a miséria.
Mais de 80% dos cereais produzidos vão para os animais que são criados para o consumo. Mais da metade da água potável do planeta vai para os animais. O pasto provoca um enorme desequilíbrio ecológico.
Se não tivermos uma alimentação correta, será que não estaremos contribuindo para um triste mundo para nossas crianças? É algo para refletirmos.
Os animais sofrem ao serem abatidos. O boi chora antes de ser sacrificado. Ele sabe o que o espera,  pois são sacrificados com requintes de crueldade, assim como outros tipos de animais.
Ao comermos a carne desses animais, ingerimos essas toxinas, que ficaram impregnadas e nos intoxicamos pois é um alimento carregado de coisas negativas.
Assim sendo, temos duas opções de alimentação:
Alimento Sensorial:   que deixam  impressões tamanhas a ponto de influenciar no nosso humor, nossos desejos e comportamentos ou;   
Alimento Consciente:  capaz  de conseguir fazer com que possamos compreender  todas as violências, daí começa uma emancipação,  um entendimento da lei de causa e efeito.  
Então,  como que é ser alguém que demonstra por fora o que é por dentro?
Quem se diz misericordioso, que tem dó dos animais e consome carne, não age de acordo com a própria consciência, é misericordioso da boca pra fora.
Era assim exatamente como eu me sentia, uma verdadeira hipócrita. Apesar de ter tido muitos problemas intestinais eu não conseguia me desapegar da carne. Aos poucos fui deixando a carne vermelha, mas por um tempo, de vez em quando consumia frango e peixe,  até que  há cinco anos atrás, eu decidi de uma vez por todas assumir o vegetarianismo.
Foi por ocasião da doença de uma pessoa muito amada, que teve um  câncer de intestino. Nessa ocasião, eu fiz um voto de nunca mais consumir carne. Essa pessoa é minha mãe, que está curada e hoje  também é vegetariana. Naquela ocasião, o médico dela me disse que 80% das pessoas com câncer de intestino  no Brasil, são da região sul, onde se  ingere grande quantidade de carne.  
Não foi uma grande ironia, eu que sempre tive problemas digestivos e intestinais causados pela carne, ver minha mãe acometida por uma doença tão grave? Acredito que me foi dado um recado muito forte, através do sofrimento que ela poderia vir a ter; fazendo com que eu passasse a agir apenas de acordo com meu coração misericordioso. Peço perdão à Deus, pelo motivo que me levou a assumir esse coração; mas ao mesmo tempo agradeço por ele ter me mostrado como e fácil optar por esse caminho.
Qual é intenção de Deus?  
De grande amor. Ele permite que tudo cresça no Universo, seja bom ou ruim.
Esse grande amor nos influencia, por isso temos as cinco virtudes: amor.
Justiça. Sabedoria, humildade, misericórdia.
Ex: comer carne. Se alguém come é por que alguém matou. Quem matou diz que é para os outros e não para ele. Matar é oposto de misericórdia, que prejudica a virtude  da benevolência.
Ex:
Buda Kaldana tinha dez discípulos. Um deles perguntou por que ele não comia carne. Ele disse:
- Se uma pessoa matar e consumir carne, corta a oportunidade de brotar a semente da benevolência”.
Se você comer carne, perde o primeiro requisito para se iluminar.
Confucio disse:
Numa refeição, o que não pode faltar numa pessoa é a benevolência.
É isso que podemos sentir ao fazermos uma refeição no Restaurante Lotus, muita harmonia, tranquilidade e paz. Essa é a característica dos restaurantes vegetarianos. Não é o mesmo ambiente de uma churrascaria, onde todos falam alto, em decorrência dos malefícios causados pelas toxinas da carne, que juntamente com o consumo de bebia alcoólica causam um explosão que não é natural, mas sim um grande desequilíbrio.  
Muitas pessoas perguntam como eu consigo ficar sem comer carne e se eu ainda sinto vontade? Eu então digo:
- Hoje eu não tenho nem um pouco de vontade. Eu me coloco no lugar dos animais.
Quando alguém me pede uma sugestão, sobre como fazer para vencer esse costume, eu falo:
- Quando você tiver vontade de comer carne,  lembre-se do sofrimento dos animais, que  a vontade passa rapidinho e brota a semente da misericórdia. É só a gente usar o coração verdadeiro.
Também acho que não podemos exigir dos outros, mas de nós mesmos.
Ser vegetariano evita matança, a fim de que diminuam as forças negativas. Ao sermos vegetarianos as forças do bem se aproximam e aumenta nossa sabedoria.
É uma transformação para eliminarmos as forças negativas.

Rosana Montero Cappi

Culinária Natural  
 Restaurante Lotus

2 comentários:

Rosana Montero Cappi disse...


Comentário tranmitido por Marli Silva, por e-mail
Boa noite !
Rosana , achei maravilhosa a conversa e me serviu de inspiração e respostas para minhas proximas conversas sobre este assunto .
Quando for abordada ja terei uma base boa para compartilhar e indicar seu blog tambem.
Grata e muito feliz por ter te conhecido.
Bjs
Marli

Marisilda Tescaroli disse...

Adorei sua abordagem Rosana. Simples, direta. Gostei muito de você colocar o vegetarianismo dentro de um contexto de vida misericordiosa. Parabéns. Beijos.