Companhia Arte em Espetáculos

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Lançamento do CD Concerto à Brasileira, pela Oficina de Cordas "Nova Câmara"




A Oficina de Cordas Nova Câmara, formada a partir de um grupo criado em 1991

A Oficina de Cordas Nova Câmara, desdobramento do grupo formado em 1991 pelo famoso violinista e rabequeiro José Eduardo Gramani (1944-1988), lança nesta sexta-feira (13) o disco 'Concerto à Brasileira' no Centro Cultural Kennedy, em Campinas. O show contará com a participação do violonista Rafael Thomaz e da cantora Izabel Padovani, que também estão na gravação, respectivamente, em 'Concerto para Violão', de Radamés Gnattali, e 'Meu Barracão', de Noel Rosa — única faixa cantada. 
As duas músicas citadas refletem a construção do repertório de 'Concerto à Brasileira', que reúne músicas eruditas de grandes compositores como Gnattali, Villa-Lobos, Guerra Peixe, Villani Côrtes, e músicas populares de Hermeto Paschoal e Noel Rosa. O ponto de partida foi a faixa que dá nome ao disco, uma peça de Radamés para violão e orquestra que havia sido gravada apenas uma vez. Em cima dela buscamos montar um repertório que transmitisse o perfil da Oficina de Cordas neste momento, construindo uma ponte entre a música barroca a popular para romper essas barreiras, afinal, uma coisa leva a outra”, revela o violeiro do grupo e produtor do disco, Rodrigo Cappi.
Este momento atual mencionado por Cappi diz respeito à formação da “Nova Câmara”, conforme ele explica: “Trata-se de um desdobramento da Oficina de Cordas, que começou e ainda continua existindo como laboratório para alunos, agora sob a coordenação de Tibô Delor (contrabaixista integrante da Oficina e orientador musical do grupo desde 2008). Permanece a base conceitual deixada por Gramani, de resgate da música brasileira. Porém, a gravação do disco foi feita por músicos profissionais, por isso chamamos de ‘Nova Câmara’”, explica.
E para fechar o disco, um jazz de Charles Mingus, fugindo do foco em música brasileira. “É como se fosse um bônus, um choque, para mostrar que o grupo faz além daquilo que foi gravado. Esse CD é de música brasileira, mas nós fazemos muitas outras coisas dependendo do trabalho”, afirma Cappi.
'Concerto à Brasileira' foi gravado no Estúdio COMEP, em São Paulo, e teve a mixagem e masterização realizada por Homero Lotito, um dos mais importantes da área no Brasil, com patrocínio do Fundo de Investimento em Cultura de Campinas (FICC), e será vendido a R$ 25,00.
Serviço
O quê: lançamento do CD 'Concerto à Brasileira', da Oficina de Cordas Nova Câmara
Quando: nesta sexta-feira (13), às 20h
Onde: Espaço Cultural Centro Kennedy (Av. Rio de Janeiro, 327, São Bernardo, Campinas)
Quanto: de graça (é obrigatória a confirmação de presença pelo fone 19-3272-7224 ou e-mail contato@oficinadecordas.com.br)
Escrito por:
Marita Siqueira marita.siqueira@rac.com.br
Matéria do Correio Popular ( 13 de novembro de 2015)

Rodrigo  Cappi ( músico violista do grupo e produtor do cd) 

Um comentário:

Rosana Montero Cappi disse...

É um grande orgulho ter um filho como o Rodrigo, que vem desenvolvendo um lindo trabalho musical e agora estréia como produtor de disco. Sucesso. Você merece.