Companhia Arte em Espetáculos

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Landeck - 13/04/2014 Diário Poético de Viagem



Aquele pequeno vilarejo
Descrito feito um lampejo
Em meu primeiro romance
Quem diria que um dia eu teria chance
De conhecer pessoalmente
Ansiosa e meio que descrente
Quando naquela pequena cidade fui chegando
E ao ver do trem a estação de Landeck anunciando
Parecia estar sonhando
Presenciar o que só tinha na mente
É algo notável, de reação surpreendente
Na Áustria, na região do Tirol localizada
No meio dos Alpes incrustada
Conhecê-la causou a sensação incrível
De como tudo foi possível


Muitos questionamentos
Dominaram meus pensamentos
E ao vislumbrar a linda paisagem
Admirei meu tataravô e sua grande coragem
De abandonar o local de seu nascimento
Pensava nisso a todo o momento
Ao relembrar do que no livro descrevi
O frio e a dureza da antiga realidade
Em contraste com a atualidade
Hoje tem de tudo, até estação de esqui
E o povo vive confortavelmente aqui
Para a páscoa notei com muita admiração
A peculiar decoração
De jardins enfeitados delicadamente
De maneira surpreendente
Com galinhas, pintinhos, coelhinhos
E pequenas árvores com coloridos ovinhos
Cada detalhe fui fotografando
E pelas ruas calmas andando
Até o Castelo de Landeck alcançar
Sempre com um show da natureza a cada olhar
E por uma igrejinha passar

Com um cemitério em volta bem cuidado
Lindamente florido e arrumado
Entrei e me pus a rezar
Pelas almas de meus antepassados
Que poderiam estar ali enterrados
E por Frederico Hugo Baer
Que sua terra natal abandonou
E família no Brasil criou
E à sua filha, minha bisavó Ema
Dedico minha estadia ali e este poema
Sua história meu livro inspirou
E pensar que foi ali que tudo começou.
O azul daquele céu em minha alma pintado
É marca da cor de um passado
Tão presente em meus olhos clareados
Como um pedaço de mim em Landeck antes deixado
Reencontrado num dia frio e ensolarado
Entre flores e montanhas com picos nevados
Sob um lindo céu azulado.

Rosana Montero Cappi
( Poema publicado no livro
"Diário Poético de Viagem")


Landeck, Àutria - 13/04/2104


www.agbook.com.br


Nenhum comentário: