Companhia Arte em Espetáculos

terça-feira, 26 de novembro de 2013

SINOPSE DO LIVRO CERIMÔNIA DO CHÁ




Alice, quer resgatar os utensílios do chá, que pertenceram ao seu  sogro, o sr. Chinai, que veio do Japão para o Brasil aos dezessete anos de idade, no começo do século XX, para  esquecer um amor impossível. Esse homem obstinado e corajoso, de simples agricultor, passou a colecionador de obras de arte e foi muito importante para a colônia japonesa na cidade de São Paulo. Enriqueceu, perdeu tudo, mas manteve a firmeza de caráter. Sua trajetória de vida é contada durante os rituais do Chá, que ele oferece para a nora Alice e Kashimy, seu filho adotivo. Assim, o leitor vai conhecendo personagens cujas características são a determinação e o empenho à palavra dada, como  Ayako, a mãe biológica de Kashimy, os motivos e a decisão em doá-lo aos dois anos de idade. Sua incrível volta, após tantos anos, acaba tendo primordial importância nas adoções dos filhos dele, ambos nísseis, coisa rara entre os japoneses.  A cerimônia do chá, tradição japonesa meticulosamente descrita, é o pano de fundo para diálogos, emoção, descobertas e a confirmação de que sua prática gera harmonia, seu principal objetivo. É uma forma de mostrar não só a cultura oriental, mas o verdadeiro espírito deste povo, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento de nosso país.   
 
Rosana Montero Cappi  
rmcappi@yahoo.com.br  


5 comentários:

Rosana Montero Cappi disse...



Olá Rosana.

Parabéns por mais essa conquista. Que sua verve continue suave e elegante, brindando o seu público com mais essa publicação. O conteúdo, tenho certeza, ao sabor de um maravilhoso chá da tarde no estilo europeu, perfumará suas palavras, que ficarão agasalhadas nos dias mais frios, remetendo-nos a leitura do seu livro.

Saudações.
 
Antonio Vendramini Neto

ESCRITOR CRONISTA E POETA

Unknown disse...

Oi Rosana

Parabéns, a tarde do lançamento do seu novo livro foi maravilhoso. E já comecei ler...
Beijos

Lourdes
01/12/2013

DALVA SAUDO disse...

ogette lateParabéns! Quero comprar um livro seu para me deleitar, com sua encantadora literatura. Essa é a única viagem que gosto de fazer atualmente. Viajar pelas histórias!

Marisilda Tescaroli disse...

Ler "Cerimônia do Chá" foi uma viagem emocionante. Você começa o livro e não quer parar mais. A cada página, a cada linhas as emoções vêm em borbotões. A história narra a vida fascinante de um homem extraordinário: um japonês que vêm ao Brasil como imigrante e aqui enriquece, empobrece e forma uma linda família. Uma vida de perdas e ganhos, de sacrifício e recompensas. Esse livro não pode deixar de ser lido. A escritora trata o assunto com leveza, mas mergulhando fundo nas emoções de cada personagem. Com inteligência e sensibilidade a escritora nos faz caminhar do começo ao fim em meio às mais diversas emoções, sempre guiados por suas mãos seguras e competentes. Efusivos parabéns à autora. É emocionada que escrevo e é emocionada que recomendo a todos que leiam o livro que tenho certeza também lhes será uma bênção. Parabéns a Rosilene Montero pela capa belíssima. Parabéns a Rosana Montero Cappi por esse presente tão lindo que nos oferece. Marisilda Tescaroli

PerspectivaMFN disse...

Olá Rosana,

Adorei finalmente ler o livro e conhecer a fascinante história do Sr. Chinai e sua família. Apesar de ter tido bastante contato com eles, certamente teve muitas novidades. E você soube traduzir e organizar muito bem as muitas emoções desta trajetória exemplar. Obrigado e um abraço!

Marcos