Companhia Arte em Espetáculos

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ser Pai, Divina Missão



Ser pai é algo sublime, proveniente do criador, pois Ele é nosso pai, o pai de toda a humanidade e de todos os seres vivos. Ele cuida, manda o sol para aquecer e iluminar, a chuva para irrigar, matar a sede,  fazendo brotar o novo, doa o solo de onde se tira o alimento. Dividiu o clima em estações, o dia em horas, as estrelas em constelações, deu as cores ao arco-íris, enfim toda a vida.

Não bastando tudo isso, mandou seres especiais para esse planeta a fim de apontar o caminho que os homens devem tomar para voltar à sua casa. Com sua infinita misericórdia mandou Jesus Cristo, Lao –Tsu, Confúcio, Buda, e todos os seres iluminados, como Madre Tereza, São Francisco de Assis e tantos outros.

Dentre os ensinamentos dos homens santos, nas várias religiões, sejam nos mandamentos, preceitos ou regras, não existem diferenças quanto à finalidade ou conteúdo, apenas diferem na maneira de dizer, devido à época ou região em que seus pregadores estiveram na terra e todas elas tem algo em comum, o Pai Supremo.

Desde os primórdios, essa idéia de pai, também ficou bem estabelecida dentro da instituição familiar, portanto quero falar sobre a importância do pai numa família.Todos nós sabemos que a família consiste de pai, mãe e filhos. Para existir harmonia dentro desta estrutura formada desde o início da civilização, foram estabelecidas regras. Mas como tudo é mutável, com o passar do tempo, os conceitos foram mudando e hoje nos deparamos com muitas famílias desestruturadas.     

O celebrado dia dos pais, é ocasião de refletirmos sobre a função do pai, não como mero reprodutor, mas como um segmento do pai divino.

Outro dia chamou-me a atenção uma matéria no jornal sobre a quantidade de pais que não reconhecem os filhos e me assustou o número de crianças que não tem o sobrenome paterno em seus registros. Os motivos são variados, vão desde a falta de dinheiro para pagar a certidão de nascimento às brigas com a mãe ou simplesmente pelo fato da criança ser fruto de uma inconsequente transa sexual. Triste é a constatação dessa situação, pois quem mais sofre com isso é a parte mais frágil, ou seja, os filhos. 

No calendário anual, o segundo domingo de agosto é data de se comemorar o dia dos pais e penso no que realmente deve se esperar de um verdadeiro pai.

Todos nós temos um pai terrestre, aquele que plantou sua semente no ventre de nossa mãe. Somos frutos dessa união e somos, portanto, uma realização.   

Mas a função do pai não é apenas essa. Ele tem uma grande missão. É a grande verdade de todo pai, que é cuidar, educar e orientar o filho. Assim como o pai divino, é ele que vai apontando o caminho a fim de tornar seu filho um homem de bem. E isso é para o resto da vida.

Infelizmente, há um grande número de famílias deterioradas, desunidas e sem qualquer valor de moral e um grande número de crianças e adolescentes, que não aprenderam a respeitar os pais e conseqüentemente isso vai refletir nas escolas. É um ciclo.

É correta aquela frase que diz que os filhos são reflexos dos pais. E o que acontece nas escolas, quanto à violência é a falta de educação e de limites que muito pais não conseguem impor aos filhos. Testemunhos de professores, que vivem o dia a dia nas escolas públicas, apontam para o problema da violência e os dados da Apeoesp, são  realmente alarmantes.

Mas, dentre as causas da tão falada violência não se deve apenas ao governo pela falta de investimentos e de políticas para os profissionais da área, mas sim a um fator que  é essencial, a ausência da família no que diz respeito ao acompanhamento e participação na vida escolar e social dos filhos.

Esse  não é um problema relacionado apenas as famílias da rede estadual, como também as da rede particular de ensino. Estas, na grande maioria das vezes, se sacrificam para manter os filhos em escolas caras, que  muitas vezes vão além de seu poder aquisitivo, mas esquecem de estabelecer os limites para o materialismo e consumismo de seus filhos e acabam criando verdadeiros tiranos. Assim, esses alunos totalmente desprovidos de educação desrespeitam os professores, que  tem que agüentar os desaforos calados, pois muitos desses alunos dão a entender que os mestres não passam de seus meros empregados, pois afinal são seus pais que sustentam escola com as mensalidades e conseqüentemente seus salários.

Não é um absurdo? Pois é! Certa vez eu fiquei abismada quando uma   professora da escola particular onde meus filhos estudavam, desabafou comigo dizendo que certos  alunos se dirigiam à ela desta forma, dizendo que ela tinha obrigação de aguentar tudo deles pois seus pais é que pagavam seu salário.

Hoje, a situação piorou, com difamações pela Internet e o desrespeito aos professores tem acontecido, tanto na rede pública, quanto em escolas particulares. As reações dos pais são as mesmas e se restringem apenas a algumas advertências verbais, pois a maior preocupação deles é livrar a culpa dos estudantes, não cabendo às escolas aplicar quaisquer represálias mais sérias, pois seriam exageradas e inaceitáveis.

Os exemplos de falta de limites não param. Um deles é o caso em que um dos pais daqueles rapazes que espancaram uma empregada doméstica, que achou um absurdo o filho ficar preso.

Acredito que a educação principal se aprende em casa e quando levada para escola, o ensino flui, tornando-se uma bela troca entre respeito e saber.

Ser pai é isso. É respeitar para ser respeitado. Ao repassar esse virtude sublime ao filho,  certamente o reflexo será no próximo, na escola e na sociedade.

Ser pai é missão divina, portanto, verdadeira.

Parabéns a todos os pais e que cada um consiga completar sua divina missão com muito amor.     

Rosana Montero Cappi

4 comentários:

Lu Narbot disse...

Rosana, parabéns pelo texto que nos leva a refletir. Realmente, muitos pais estão deixando de sê-lo, delegando a tarefa da formação dos filhos à escola, cuja função não é formar, mas informar.

Eunice Rodrigues de Pontes disse...

Querida Rosana,
a figura paterna também é muito importante p/ a vida e educação dos filhos; infelizmente nem todos tem da maneira que deveria ser.
Abs. Eunice

Torres De Campinas disse...

ÓTIMO SERIA SE TODOS PUDESSEM ABRAÇAR SEU PAI TODOS OS DIAS. SEI QUE É UTOPIA EM VIRTUDE DO PAI SUPREMO SER DEIXADO DE LADO. E CONSEQUENTEMENTE O MUNDO VIVE HOJE SEM O RELACIONAMENTO DE AMOR E POR ISSO O DIA DOS PAIS NÃO TEM A AQUILE BRILHO DE OUTROS TEMPOS.E

Rosilene disse...

Querida irmã Rosana!
Parabéns pela ótima crônica.
A todos os pais, parabéns.
Que todos pais tenham inspiração divina, para criar, educar e amar seus filhos, para que eles sejam felizes , seres de respeito e construam um mundo melhor.
Um super beijo!
Rosilene